Tapetes para Sala de Estar

São diversos os itens que compõem uma boa decoração da sala de estar. É importante que todas as peças de decoração da sala formem um conjunto harmônico, deixando a sala de estar da sua casa do jeito que você quer.

O tapete é um dos itens que causa mais impacto na decoração da sala. Muitas pessoas não gostam do uso de tapetes, e preferem um decoração sem eles. Outras pessoas ama tapetes, e por isso querem escolher um lindo modelo. Porém, muitas dúvidas surgem na hora de colocar um tapete na sala de estar. Abaixo damos algumas dicas.

tapete-sala

Tamanho do Tapete – O importante é que o tamanho do tapete esteja adequado às dimensões da sala de estar. Como é o tapete que demarca o espaço, fica uma sensação estranha quando ele fica desproporcional ao tamanho do ambiente.

É interessante escolher um tapete com tamanho suficiente para cobrir a largura do sofá, e entrar embaixo dele um pedaço. Dois tamanhos padrões de tapete, fáceis de encontrar, são 180cm x 120cm e de 180cm x 275cm.

Estilo, cores e modelos de tapetes

O estilo, os desenhos e a cor do tapete tem que ser algo que agrada ao dono da casa. Porém, você pode utilizar figuras se o tapete vai ser o centro das atenções da sala. Se o destaque da decoração deve ficar com os móveis, o tapete deve ter uma cor neutra.

Combinação – tapetes de ambientes próximos não precisam ser iguais, senão vai parecer que sua casa tem um carpete. Pode se usar modelos diferentes, desde que o estilo dos tapetes não seja gritantemente diferente.

Tapetes claros aumentam o ambiente, enquanto escuros diminuem. Porém, os tapetes escuros têm grande vantagem na hora de lavar, pois são mais fáceis de manter limpos. Se você tiver uma sala de estar grande, pode utilizar tapetes escuros. Se a sala for pequena, terá que ficar com os claros, para não criar a percepção de um ambiente pequeno demais.

E os tapetes redondos?

Tapetes redondos são difíceis de combinar e de acertar com sua decoração. Apesar de muitas pessoas gostarem deste tipo de tapete, só utilize ele na decoração se realmente souber o que está fazendo. O uso de tapetes redondos dificulta a distribuição dos móveis no ambiente.

Material de fabricação dos tapetes

Os tapetes são feitos principalmente a partir de fibras naturais. As fibras sintéticas incluem nylon e polipropileno, que são fáceis de manter e menos custosas do que as fibras naturais. Algodão, lã, coco e sisal, são materiais muito populares em tapetes ecológicos. A escolha do material dependerá de onde vai ser colocado o tapete e do seu orçamento.


Gostou? Comente

Copyright eSobre 2014 - Contato - Politica de Privacidade