Decoração vintage: o glamour retrô na sala de estar

Muito mais do que classificações de estilo, o Vintage e Retrô contam uma história. Sim, uma história. Cada cor, textura, combinação e móvel tem um bom motivo para ser de determinada forma. Todos sempre tem algo a nos dizer. Que tal pararmos para ouvir?

A moda retrô e vintage parece ter realmente voltado e sem previsão de partida. Capaz de tornar qualquer ambiente um local cheio de glamour e simplicidade, o estilo se mostra de forma mais ampla quando falamos em móveis e decoração.

Estampas minimalistas e florais

decoracao-vintage-1-almofada

Característica muito forte do vintage, as estampas super minimalistas já estão por toda parte. Almofadas, papéis de parede, capas para sofás e até mesmo abajures: todos ganharam suas versões com desenhos minúsculos. O vintage por si só já possui uma roupagem mais elegante e o incrível das mini estampas é que elas adotam essa elegância justamente por serem menores e mais discretas.

Outra estampa que faz muito sucesso no estilo vintage e retrô são os motivos florais. Nada como cores claras e estampas floridas para que a decoração fique extremamente delicada.

Imagem2

Tons pastéis, rendas, dourado

“Retrô é só um monte de coisa velha”. Aposto que muitos de vocês já ouviram isso ou, até já tiveram essa pensamento sobre o estilo retrô. Bem, segundo a definição geral da internet, retrô é o seguinte: “Retrô ou é um estilo cultural desatualizado ou velho, uma tendência, hábito, ou moda do passado pós-moderno global, mas que com o tempo se tornam funcionalmente ou superficialmente a norma mais uma vez”. Esse conceito não está totalmente correto, mas a questão de que os estilos vêm e vão ao longo do tempo segue sendo muito verdadeira.

decoracao-vintage-3

Na imagem acima, por exemplo, foram aplicadas as seguintes técnicas de decoração:

  • Parede e móveis com predomínio de tons pastéis – neste caso, o rosa envelhecido;
  • Quadro com molduras douradas – o dourado fica muito harmônico junto aos tons pastéis;
  • Vasos com flores – percebam que as flores reaparecem aqui como objeto e não apenas como estampa–em uma cor semelhante à do ambiente, mas em tons mais vivos.

imagem 4

É bem importante ressaltar que não é toda decoração vintage que possui necessariamente esses itens, cada pessoa opta por uma cor ou objetos diferentes. Mas as dicas são basicamente: tons pastéis, neutros ou dourados, florais e móveis com aparência antiga, mas em bom estado.

Pé palito, cores vibrantes.

decoracao-vintage-5-sofa-verm

Vocês já repararam em como é a base e as cores da maioria dos móveis vintage? Hoje em dia, com a volta da onda de decoração vintage, é muito mais fácil encontrar em diversas lojas móveis desse estilo, mas com uma roupagem muito atual que pode ser observada nas cores vibrantes de cada objeto.

decoracao-vintage-6

Como citado anteriormente, a questão das cores para compor um ambiente vintage/retrô é muito importante, e o uso excessivo delas pode causar uma verdadeira poluição visual. Este excesso de poluição pode, até mesmo, deixar as pessoas incomodadas neste ambiente.

decoracao-vintage-7

Ainda assim, quando corretamente combinadas, a união de diversas cores vibrantes pode deixar a sua sala muito mais viva e alegre.

decoracao-vintage-8

É bastante simples ter uma sala de estar com um estilo mais clássico e elegante, as dicas acima serão bons norteadores quando você decidir que chegou a hora de dar um toque vintage na casa.


Gostou? Comente

Copyright eSobre 2014 - Contato - Politica de Privacidade